Não foi à toa que convidei Ana Siqueira para o primeiro bate papo Na Mesa do Café.
Nos conhecemos a pouquíssimo tempo mas temos 2 milhões de afinidades: Somos vizinhos, marketeiros e apaixonados por moda.
Mas Ana vai muito além disso. Ela ainda consegue ser ao mesmo tempo blogueira, personal stylist, produtora de moda, dar aulas de inglês e agora, em parceria com a jornalista Dinah de Melo, estréia em maio um programa de TV chamado De Salto Alto, pelo Canal 25.
Adorei o nome do programa, que me lembrou no ato o filme de Almodovar e, não por acaso, será um programa voltado para mulheres fortes como as personagens do diretor espanhol e como elas também.
Chegamos ao Espaço Chris Gardini e antes de qualquer coisa lá foi Ana bisbilhotar as novidades em jóias e acessórios, já com a cabeça no próximo editorial de moda para a Revista Zoom.
Escolhemos uma das mesas da parte externa para o nosso bate papo. Claro que a maior parte do tempo falamos sobre moda.
Contrária a descartabilidade da moda, Ana defende um consumo de moda mais racional, inteligente e adequado não só ao estilo pessoal mas também ao biotipo de cada um. Segundo ela "uma pessoa inteligente não joga o guarda-roupas inteiro fora só porque mudou a coleção. Consumir moda não é isso. O verdadeiro consumidor de moda tem cultura de moda, sabe valorizar a peça que está adquirindo. É como comprar uma obra de arte. Ninguém troca os quadros de uma casa a cada 3 meses. As obras de arte se valorizam com o tempo."
Ana metralhou também a postura do comércio de moda. "Me sinto ofendida quando compro alguma coisa por um preço X e algumas semanas depois vejo o mesmo produto com 70% de desconto. Isso é chamar o cliente de idiota!"
Quando começamos a falar sobre a importância da moda na vida das pessoas, Ana contou a história de uma cliente que, por se achar gorda, não se permitia nada além do jeans com camisetão. Depois de um tour por algumas lojas e escolhendo as peças certas, a cliente descobriu na moda um impulso para uma vida nova. "Ela marcou esse dia como a data do seu nascimento e realmente se
tornou uma outra mulher. Ela descobriu sua auto-estima, passou a se valorizar. Um verdadeiro renascimento."
Como estudioso e empresário de moda, disse a ela que vejo com muita satisfação o aumento do número de pessoas que buscam a ajuda de um personal stylist para orientar na hora das compras. "Mas eu acho que essa função é também do vendedor. Em breve não haverá mais espaço no mercado para o vendedor sem preparo, sem conhecimento de moda.", sentenciou Ana Siqueira.
Seria o fim do vendedor que visa só a quantidade e não a qualidade da venda?, perguntei. "Sim!" - respondeu ela - "A modinha se vende sozinha nos grandes magazines, o verdadeiro consumidor de moda pede um atendimento especializado."
E eis que se junta a nós a queridíssima Maura Mangieri. Conversa boa em mesa de café é assim, acaba juntando sempre mais pessoas interessantes. Mas essa será uma outra pauta!
Quer saber um pouco mais sobre o trabalho dessa mulher linda e incrível chamada Ana Siqueira? Visite o blog http://www.itpeople-br.blogspot.com/
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